Beltane

Image for post
Image for post
Imagem: Gustav Klimt — retrato de Adele Bloch, 1907.

Rituais e Significados

Beltaine, em gaélico irlandês, significa ‘Fogueira Luminosa’ e é conhecida e emblemática a tradição acender uma enorme fogueira simbolizando o fogo compartilhado e o poder revigorado do Sol. Na Ilha de Mann, com o fogo da fogueira coletiva, todos os fogos domésticos que foram apagados para a ocasião seriam reacesos, e com o novo fogo as vidas domésticas seriam renovadas. Também é nestas fogueiras que o gado era reunido, ou era conduzido entre duas delas, para ser promovida ritualisticamente sua revitalização e a proteção. Rebanhos, pastos, plantações e pessoas recebiam bençãos para afastar pragas e doenças, bem como os instrumentos de trabalho eram infundidos com energias para prover a prosperidade e a laboriosidade.

Image for post
Image for post
Imagem: Gustav Klimt — o beijo, 1907.
Image for post
Image for post
Imagem: Gustav Klimt — a Árvore da Vida, 1909.

Outras Celebrações

Outras celebrações folclóricas incluíam o uso de guirlandas e coroas de flores (em boa parte da Europa), o uso dos famosos mastros de fitas (Europa Central e do Leste), os ‘bonecos maios’, masculinos, e as bonecas de centeio, vestidas de donzela. Essas celebrações, chamadas de ‘Maias’, são muito presentes no folclore português com várias raízes, como a Floraria dos Romanos em homenagem à deusa Flora e também os festejos à deusa Maia, mãe de Mercúrio, que dá nome ao mês. Eventualmente pessoas fantasiadas que representariam os Maios cantam e tocam instrumentos musicais pelas ruas, convidando a população para participar.

Image for post
Image for post
Imagem: Gustav Klimt — Woman in Gold, 1901.

Tradições Modernas

As tradições modernas de bruxaria, por conta do nome gaélico Beltane, associaram equivocadamente o festival a deuses como o gaulês Belenus (O Brilhante), o galês Beli Mawar (Beli, o Grande), o fomoriano irlandês Balor (O Mais Mortífero) e até aos semíticos Bel, da Babilônia, e Baal, da Fenícia. Destes, apenas Belenus tem uma associação linguística aproximada do nome do festival, que significa “Fogueira Brilhante”.

Written by

Este projeto visa compilar, analisar e desenvolver as bases do conhecimento de sistemas mágicos. Leia mais em: www.xaoz.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store