Formas Pensamento
e Conteúdos Mentais Condensados
Nesse mundo de formas condensadas, as Ações Físicas são consideradas como a realidade manifesta e o é. Mas não são as únicas. Também o são: os pensamentos, as emoções e os desejos!
Limitamos a nossa realidade ao que podemos ver tocar e manipular fisicamente, e esquecemos que tudo o que pensamos, sentimos e desejamos também são expressões ativas que se manifestam em vibrações e também atuam sobre a matéria. Muitas vezes, nos esquecemos que criamos a realidade que vivemos. Somos e vivemos o que pensamos: nossas crenças, valores, intenções, desejos… Pois o pensamento é criador!
“A criação de um objeto é a cristalização de uma imagem saída da mente…” — Dr. Baraduc
Toda vez que pensamos, emitimos uma vibração que reverbera no Corpo Mental. Ela é acompanhada de uma gama de cores, vibrantes e luminosas. O Corpo mental projeta uma porção vibratória de si mesmo, que toma uma forma de acordo com a natureza dessa vibração, atraindo matéria elemental do mundo mental. Essa é uma forma vivente, criada pelo pensamento que lhe deu a vida. Esta será impulsionada por uma vontade constante e firme.
Da mesma forma que o pensamento é dominado por paixões e desejos, a vibração reverbera no Corpo Emocional. Também acompanhada de cores, porém, menos vibrantes, geralmente escuras, opacas e sujas. Isso devido à condição menos evoluída do ser que é dominado pelo egoísmo e compulsões inferiores.
- Pensamento bem definido: radiação brilhante com forma flutuante.
- Manifestação simples: ação de uma atividade vibracional.
- Manifestação complexa: ação de múltiplas vibrações.
Além desses aspectos principais, existem vários graus de densidade e subdivisões para a classificação de formas pensamento.
Emoções súbitas, efeitos permanentes
Cada vez que cedemos a uma emoção, se torna mais fácil ceder a ela novamente, como um vício ao qual o Corpo Astral se acostumará a responder.
Quando essa forma pensamento se vê afastada da sua fonte de origem (seu criador), ela tende a enfraquecer, buscando por novas fontes de alimentação. Quando encontra outro ser que se afiniza a essa emanação vibratória, e se sintoniza ao mesmo padrão vibratório, produz nele vibrações do mesmo caráter, e ele passa a reproduzir pensamentos da mesma estirpe. Se essa forma pensamento encontra ali terreno fértil, o alvo acabará por ceder o alimento (vibração similar à que a forjou) e se tornará uma nova fonte de emissão vibratória.
Caso não encontre a vibração necessária para a sua manutenção, nem de seu criador, nem de outrem, a forma pensamento acaba por ir perdendo força até se dissolver por completo e se extinguir.
Correntes de Pensamento
A distância, a força e o poder das Correntes de Pensamento dependem da força, da clareza, da nitidez e da precisão do Pensamento Original. Atingem até os mais desatentos, desde que propícios às vibrações do pensamento.
A vibração do pensamento carrega o caráter do pensamento, mas não necessariamente o assunto em si. Por exemplo:
- Um homem cristão orando para Deus emana o sentimento de devoção.
- Um outro homem irá recebê-la e traduzi-la orando para seu Deus (um muçulmano irá orar para Alá, um hindu irá orar para Krishna, etc…)
- Isso ativa a devoção em maior grau nos que já são devotos… E desperta esse sentimento nos ainda sem muita devoção.
Essência Elemental e Cores
A essência elemental é uma matéria semi-inteligente que nos rodeia, atuando tanto no Plano Astral como no Plano Mental. Ela se molda facilmente à influência do pensamento. Os corpos mental e astral impulsionam uma espécie de veículo temporário que irá se revestir dessa vibração de pensamentos, se tornando por algum tempo numa entidade viva. É o caráter do pensamento que determina a sua cor.
“Matéria Astral e Mental = Essência Elemental” — Teosofia.
Uma forma pensamento, depois de criada, fica gravitando sobre seu criador à espera da oportunidade de atuar. Ela vai ganhar força quando ele estiver com sua mente passiva e em descanso, sem defesas. Se ele estiver em alerta, poderá repeli-la e enfraquecê-la, o que fará com que ela busque outra fonte. Por sua vez, se ele cede e dá vazão à vibração, ela se torna um hábito e cria um vínculo forte com o alvo.
Muitas vezes achamos que esse vínculo é um ataque externo, porém na verdade esta é uma criação pessoal em intensa atividade, muitas vezes alimentada por nós mesmos. Todos carregamos uma infinidade de formas pensamentos por nós geradas, algumas positivas, outras fruto de preocupações, medos ou inseguranças, gerando ainda mais mal-estar na nossa psicosfera pessoal. A própria maneira como vemos a vida é influenciada por essa gama de formas pensamentos auto-criadas.
Formação ou Produção de Formas Pensamento
A qualidade dos pensamentos determina sua cor ou caráter energético. Já a natureza dos pensamentos determina sua forma (com a intensidade podendo modular seu tamanho). A precisão dos pensamentos determina a nitidez dos seus contornos.
Alguns significado das cores
- Preto ⇒ ódio e maldade
- Vermelho ⇒ cólera (cólera brutal = relâmpagos vermelho-escuros)
- Escarlate ⇒ indignação
- Vermelho Escuro ⇒ “vermelho do sangue de dragão”, é indício de paixões animais e de todos os desejos sensuais
- Cor de terra queimada ⇒ avareza
- Cinzento-escuro ⇒ egoísmo e/ou sinal de depressão
- Cinzento claro e lívido ⇒ medo
- Verde-cinzento ⇒ suspeição
- Verde-escuro salpicado de pontos e de relâmpagos de cor escarlate ⇒ ciúmes
- Verde ⇒ faculdade de adaptação; infimamente: egoísmo → falsidade
- Verde um pouco mais limpo ⇒ desejo de popularidade ou boa reputação, interesses pessoais
- Verde brilhante ⇒ expressa o divino poder da simpatia
A afeição se manifesta por meio de toda a gama desde o carmesim até o rosa.
- Uma cor acarminada clara e limpa ⇒ significa afeição normal, forte e sã
- Rosa obscurecido com um moreno cinzento opaco ⇒ indica sentimento egoísta, enquanto Rosa pálido e puro ⇒ corresponde amor desinteressado
- Carmesim escuro ⇒ sentimentos grosseiros aos matizes delicados do rosa mais
- Carmesim suave ⇒ compaixão
- Carmesim + Azul ⇒ fraternidade universal
- Alaranjado escuro ⇒ orgulho ou ambição
- Amarelo ⇒ intelectualidade
- Ocre escuro ⇒ inteligência aplicada a satisfazer o egoísmo
- Amarelo claro ⇒ personalidade intelectual elevada
- Amarelo flórido, pálido e luminoso ⇒ inteligência mais elevada; razão pura dirigida para fins espirituais
Diferentes tonalidades do Azul indicam todas o sentimento religioso.
- Azul escuro ⇒ devoção egoísta
- Azul cinzento ⇒ fetichismo matizado pelo medo
- Azul intenso e brilhante ⇒ adoração de um coração amante
- Azul pálido ⇒ renúncia do eu pessoal e a união com o Divino.
- Azul profundo ⇒ amor piedoso
- Violeta ⇒ afeição, adoração e um ideal elevado.
Quanto mais brilhosas e intensas as cores ⇒ maior a força do sentimento e constância na atividade alimentadora do seu criador.
Alguns significados das formas
- Assumem a forma do pensador: têm a semelhança da sua própria imagem; podem ser confundidas com o seu Corpo Astral ou com a própria pessoa; podem ser vistas por um clarividente; possuem matéria Astral e mental; até chegar ao seu destino, irão crescer até o tamanho de um ser vivente.
- Assumem a forma de um objeto: forma menor de alguém ou algo produzida ao se pensar nisso; têm a forma de uma miniatura da coisa; gravitam ao redor do criador; são a imaginação em atividade; podem ter animação ou movimento; podem ser manipuladas por outras pessoas; podem ser animadas pela natureza e desenvolverem “necessidades próprias”.
- Assumem formas independentes: se valem da matéria circundante; têm formas de natureza astral e mental; são difíceis de se reproduzirem com exatidão; se manifestam preferencialmente no plano Astral; são expressões de sentimentos e pensamentos.
Alguns exemplos de atuação
Quando se dirige uma forma pensamento para um indivíduo, esta produz efeitos específicos, e é reproduzida em parte na aura do receptor, podendo ser ser fortalecida ou repelida pelo alvo. Porém, existem limites de atuação; se esta não encontrar fonte para sua existência, não produzirá o efeito desejado e se extinguirá. Por exemplo:
- Uma forma de amor, dirigida a um ente querido, gravita em torno do ser, e pode tomar a forma de um guardião ou escudo. Ela irá em busca de matéria vibratória apropriada na aura da própria pessoa destinatária, para protegê-la e defendê-la em todas as possíveis oportunidades que se apresentarem.
- Não há uma consciência agindo, mas um ato de pura obediência a seu criador. Assim criamos guardiões, escudos, barreiras protetoras, correntes benéficas, etc.
Proteção
A melhor forma de se proteger de projeções ou Formas Pensamento perniciosas é mantendo-se com os pensamentos elevados e construtivos, não servindo de campo amplificador de energias negativas, repelindo essas vibrações, fazendo-as retroceder à sua fonte original. Outras formas possíveis são a conjuração de
A Forma Pensamento, assim, retorna ao seu criador com força proporcional à que foi gerada, ferindo-o (mental, moral e fisicamente) e atingindo-o em toda a sua intenção.
Por: Dayse Nicodemos.
Referências: Dion Fortune — Autodefesa Psíquica; Annie Besant e C.W. Leadbeater — Formas Pensamento; C.W. Leadbeater — O Plano Mental; Arthur E. Powell — O Corpo Mental; C. W. Leadbeater — O Homem Visível E Invisível.