Ritual de Imbolc

Sugestões de comemoração

Projeto Xaoz
4 min readJul 5, 2021

Imbolc é a celebração pagã do período final do inverno, que os irlandeses confirmavam através do alinhamento solar com alguns megálitos e o segundo dentre os Grandes Festivais. Seu simbolismo gira em torno da deusa Brigid, muito importante entre as tribos celtas insulares e possivelmente a raiz da palavra latina “Britania” que dá nome à maior ilha que hoje compõe o Reino Unido. Aqui no Hemisfério Sul essa celebração acontece no dia 1 de Agosto, e marca a despedida do inverno através do preparo e purificação da terra para receber as sementes vindouras, é um momento propício para se despedir do lixo acumulado em todos os níveis, do acúmulo de objetos inúteis à retificação de padrões de pensamento, comportamento e tratamentos viciados.

Leia aqui nosso texto sobre esse Sabbath.

Somos um coletivo plural e inclusivo e acreditamos em uma magia libertadora, em contraste a uma magia rígida e padronizada, por isso, nossa proposta de ritual é baseada na explicação da energia a ser trabalhada e subsequente indicação de materiais, ferramentas e alternativas para que cada praticante possa formular a própria ritualística da maneira que preferir.

Sugestões de práticas

  • Limpeza física da casa e ambiente de trabalho, com desapego de itens que já não lhe servem mais, manutenção de estruturas danificadas na construção e todo o tipo de retificação no ambiente físico que você habita, incluindo seu corpo.
  • Limpeza energética da casa e do corpo através de banhos de ervas, defumações, práticas meditativas e quaisquer outros recursos que você tenha afinidade. Abaixo você encontrará uma sessão de sugestão de materiais que poderá usar para isso.
  • Rituais de banimento, corte energético, libertação e magias de cura.
  • Oferendas para poços, nascentes e fontes de água (você pode ofertar o seu tempo e auxiliar na limpeza de um local natural perto da sua casa, por exemplo).
  • Oferendas para o fogo.

Sugestões de ervas e alimentos

Sempre certifique-se de verificar o grau de toxidade de cada ingrediente escolhido e como utilizar cada um sem danos à sua saúde.

  • Para limpeza/purificação/renovação: Arruda, casca de alho, casca de cebola, guiné, espada de São Jorge, espada de Iansã.
  • Para regeneração: manjericão, boldo, calêndula, alecrim, louro, sálvia.
  • Para ofertas e libações: leites de todos os tipos (inclusive os vegetais), água, castanhas, nozes e afins, pães, raízes e tubérculos, sopas, mingaus, compotas, conservas e vinho envelhecido.

Outras sugestões

  • Sugestões de cristais: cristais claros como o quarzto, a calcita e a selenita, e cristais amarelos como o citrino, trazendo o restabelecimento gradual da luz e vitalidade.
  • Sugestões de aliados animais: pequenos roedores e outros animais que acordam da hibernação, como esquilos, ursos, serpentes, sapos e espécies de aves.

Limpeza Energética

Nossa sugestão de prática de limpeza de ambientes se dividirá em 4 níveis de atuação, relacionados aos 4 elementos.

  1. Limpe fisicamente a sua casa, visualizando a reorganização geral da sua vida, energia e disposição enquanto realiza cada atividade, jogue fora itens quebrados e separe para doação aquilo que está em bom estado mas que já não lhe serve mais, abrindo espaço para o novo e cortando assim, seu gasto energético associado à manutenção de coisas inúteis. Este é o nível de limpeza relacionado ao elemento terra e ao mundo material.
  2. Ferva água suficiente para passar pano em todo o local, e assim que a água levantar fervura, desligue e adicione as ervas de sua escolha enquanto mentaliza a ativação do poder das plantas e reforça a sua intenção mágica. Se quiser, adicione cristais para energizar essa água, adicionando-os juntamente com as ervas, após desligar o fogo. Após alguns minutos, coe e utilize o líquido resultante para passar pano em toda a casa, e se possível, aspergir nas paredes e teto, lavando os miasmas e outros acúmulos energéticos do local. Este é o nível de limpeza relacionado ao elemento água e às emoções.
  3. Aqueça um carvão (carvão para narguilé, com pólvora é uma boa opção) e coloque-o em um recipiente resistente ao calor e adicione sobre ele as ervas de sua escolha, e passe a fumaça resultante em toda a casa. Para que a brasa não se apague, abane ou sopre o carvão de tempos em tempos, aproveitando esse movimento para reforçar sua intenção mágica e sua visualização. Este é o nível de limpeza relacionado ao elemento ar e ao pensamento.
  4. Performe o banimento de sua preferência e realize a manutenção e ativação dos altares da casa, sejam eles físicos ou não. Aproveite para ofertar elementos ao fogo, através de uma vela, caldeirão, fogão ou através da luz solar, mentalizando renovação, reestabelecimento do vigor e da força. O direcionamento da sua vontade e intenção mágicas são o nível de limpeza relacionado ao elemento fogo e ao espírito.

Por: Fernanda Surati.

--

--

Projeto Xaoz

Este projeto visa compilar, analisar e desenvolver as bases do conhecimento de sistemas mágicos. Leia mais em: www.xaoz.com.br